topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » First Portuguese em Aniversário

 

First Portuguese em Aniversário

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

O bolo

Este pioneiro dos nossos clubes e associações o First Portuguese Canadian Cultural Centre comemorou, no sábado dia 29 de Setembro, o 56º aniversário na sua sede social na Caledonia Road, ao norte da St. Clair, que contou com a presença duma autêntica legião de sócios, amigos e familiares, que talvez ultrapassa-se as 200 pessoas.

Assim pelas 20 horas foi servido um jantar de gala tendo tido a presença alguns dos seus presidentes do passado e também da ex-Secretária de Estado para Fora da Europa, a Drª Maria Manuela Aguiar, que desta forma também quis honrar estes festejos no seio duma confraternização natalícia com quem tantos anos dialogou e visitou durante as suas funções representando as nossas gentes na Assembleia da República.  

Na abertura destas comemorações na sua sede estiveram presentes além do actual corpo directivo encabeçado por Rui Gomes, outros ex-presidentes do passado. Dos fundadores apenas se materializou com a presença do sócio Luís Francisco, que tem o número 4 naquela agremiação. Presentes também os vereadores da Municipalidade de Toronto César Palácio e Ana Bailão, embora esta última apenas por pouco tempo por outros compromissos simultâneos inadiáveis tendo, no entanto, congratulado este clube aniversariante e entregue uma placa assinada pelo Mayor Rob Ford.

O Presidente Rui Gomes, O Dr. Ferreira e a Dra. Manuela Aguiar

Foi pena que por razões dos altos e baixos as chamadas vicissitudes da vida que por vezes nos bate à porta este nosso clube acabou por perder o seu edifício-sede, fruto de muitos anos de sacrifício e dura luta e que por tantos anos se situou no cruzamento das ruas College e Crawford estando no presente numas instalações arrendadas na Caledónia Road, justamente ao norte da St. Clair.

Em face das múltiplas actividades deste Centro que vai desde a aprendizagem do português, tapeçaria de Arraiolos, computorização, artes plásticas, música e até àquele trabalho dos poucos existentes na nossa comunidade que é o de acolher e acarinhar diariamente a terceira idade com algumas dezenas de nossos cidadãos séniores que ali passam o seu tempo de lazer ou em passeios instrutivos por museus, jardins públicos e teatros. Só neste campo de se envolverem com as pessoas de idade merece todo o nosso respeito e admiração e seria óptimo que muitos dos nossos clubes e associações olhassem e seguissem este rumo que o nosso pioneiro que é o "First" ou o "Primeiro" como o seu nome em inglês nos diz. 

Mas o nosso pioneiro, o First está de momento no bom caminho, segundo nos disse o seu actual presidente, o Rui Gomes, cuja administração é mais cuidadosa com os gastos e se diversificou em muitos outros campos da sua actividade.

É de realçar a actividade deste nosso clube pioneiro desde a sua fundação com a primeira escola de futebol da nossa comunidade e cuja equipa principal deu ao longo do ano bastante destaque à nossa comunidade com preciosas vitórias e tantas alegrias proporcionou nos primeiros lugares da qualificação nas Ligas desportivas. Era também frequente nos primórdios da nossa imigração e fixação neste país de acolhimento que os nossos cidadãos acabados desembarcar ali se dirigissem para procurar apoio e orientação ou até solicitar interpretes para os muitos contactos de assuntos mais variados junto das repartições públicas ou procura de trabalho, contactos com amigos e conterrâneos.

Era também aqui que se começou pela primeira vez a administrar oficialmente as aulas de português e de instrução primária para os filhos dos portugueses. Era também nas suas instalações que muitos de nós nos juntávamos para saber notícias de Portugal pois só ali é que havia receptores que difundiam as notícias via rádio, em onda curta e depois mais tarde a RTP via satélite, onde se podia assistir aos jogos transmitidos de Portugal. Hoje tudo isso foi ultrapassado com a nova tecnologia já não se precisando de sair de casa para ouvir e vermos os noticiários ou estarmos em dia com as telenovelas. Era pois na sua sede que muitos de nós nos reuníamos então nesses tempos para socializar principalmente aos fins-de-semanas nas suas festas e no seu restaurante, nos almoços ou  jantares.

Temos também que ter em mente que foi aqui dentro das suas paredes que "nasceram" outros clubes e associações e que hoje muito nos orgulhamos de as ter no nosso seio.

Afirmamos, sem erro de falsear que o First foi o "casulo" - desculpem esta nossa expressão - de muitos dos nossos clubes e associações e da expansão da nossa comunidade e cultura por estas terras.

Para completar a noite foi a vez de actuação dos artistas Mário Marinho e Nancy Costa e duma jovem artista na arte da dança a Ashley Maia. Obrigatoriamente houve corte de bolo para festejar esta efeméride cujas fatias foram distribuídas pelos presentes.

Foi sorteado durante esta festa de uma viagem a Portugal uma gentileza da Sata Express, tendo sido entregue ao feliz contemplado pelas mãos do seu director em Toronto Carlos Botelho. Neste jantar foram entregues duas bolsas de estudo em memória do saudoso director Valter Lopes, que em vida tanto se dedicou à obra do First tendo os jovens estudantes contemplados sido Christopher Henriques e Andreia Jesus.

O trabalho de Mestre-de-Cerimónias esteve ao cuidado um excelente trabalho da directora administrativa Maria José Tavares.

Da nossa redação deixamos igualmente os votos de longa vida e de continuação de bom trabalho comunitário em prol das nossas raízes culturais e do bom nome de Portugal.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007